Dia Internacional do Meio Ambiente

Posted on Posted in LZ Ambiental

Em 1972, na Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) em Estocolmo, o dia 05 de junho foi escolhido como o “Dia Internacional do Meio Ambiente”, uma forma de lembrar, conscientizar e mobilizar todos os setores da sociedade quanto à preservação dos recursos naturais.

O Brasil é um país de abundante biodiversidade e está composto por cinco biomas: Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica, Caatinga e Pampa. Dentre estes, a Mata Atlântica, embora possua pouco mais de 12% de remanescentes originais, possui grande relevância na preservação das espécies de fauna e flora, importantes não só para a conservação destas espécies, mas também para o desenvolvimento econômico e social das populações. Está composta por diferentes formações florestais e ecossistemas associados, tais como a Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucárias) e os campos de altitude, presentes na Serra Geral no sul do Brasil.

As formações campestres possuem rica diversidade vegetal, com taxas de endemismo* que podem chegar a 25%, segundo pesquisas recentes, além de prestarem serviços ecológicos importantes para a manutenção do ecossistema e do ciclo hidrológico.

Neste dia 05 de junho, busque conhecer mais sobre esse e os outros biomas que compõem nosso país! Afinal de contas, para preservar é preciso conhecer!

FOTO: Cânions do Sul; Campos de Altitude da Mata Atlântica. Rio Grande do Sul, Brasil.

(*) Espécie que ocorre somente em uma determinada área ou região.